
O texto está a avançar e a vontade também. Agora estamos a carregar as baterias mas depois ninguém nos vai parar!
Póvoa! Será que nos deixam ir?...
De qualquer forma a distância entre os corações tem-se estreitado.
Bom ano para todos!!!
O Clube de Teatro Tapete Mágico foi criado na Escola Secundária Pinheiro e Rosa no ano lectivo 1995/1996. Nasceu da vontade de 20 alunos e de uma professora que decidiu partilhar o seu saber. O tapete sempre foi uma metáfora de evasão e de viagem para outros mundos, para outras personagens, para outras dimensões. Este espaço é dedicado a todos os que já experimentaram e os que ainda continuam a experimentar as emoções causadas pelas viagens possibilitadas pela magia do teatro.
O ano lectivo 2005/2006 foi negro para o clube Tapete Mágico. Depois de 10 anos de intensa actividade o clube teve como recompensa o desalojamento das instalações cedidas nas Oficinas de Carpintaria. O material andou ao Deus dará, à mercê de alunos mal formados que vandalizaram muito do espólio acomulado ao fim de todas estas produções.
Sem sala, sem horário da professora para trabalhar às 4ªs à tarde, sem uma arrecadação digna para preservar o material, o clube teve um começo difícil.
Mas a vontade dos alunos, pedindo para que o clube não acabasse foi mais forte. A vontade venceu todos os obstáculos e começámos a ensaiar aos sábados de manhã.
Alguns alunos tinham de levar os irmãos mais novos e o clube, excepcionalmente nesse ano, trabalhou com crianças.
O tema foi o choque de culturas e, depois de um longo processo, nasceu o espectáculo "A menina da Lua Nova". Um espectáculo em tons laranja, com uma réstea de esperança no fim.
Cada momento conta e cada segundo pode ser determinante para a nossa vida. Este espectáculo foi concebido com base no livre arbítrio e na nossa capacidade de escolha. A partir de uma situação (uma rapariga que foi deixada pelo namorado) construímos três percursos diferentes com três finais distintos. Afinal, a vida pode muito bem ser aquilo que nós quisermos que ela seja. Aproveitem!
Será a vida uma tragédia? Ou será antes uma comédia da qual esquecemos a capacidade de rir?
Esta foi a proposta do Tapete Mágico no ano lectivo 2004/2005 a partir da obra de Woody Allen "Melinda e Melinda".
Mais uma fornada de novos elementos cheios de força e energia. Fomos até à Póvoa do Varzim, e não é que o pessoal doNorte gostou?
Viemos embora cientes de que a vida é aquilo que queremos que ela seja.
Muitas revelações: Déboraaaaaaaaa! Eu amo-teeeeeeeeee!
De regresso a casa começaram os preparativos para mais uma produção. Desta vez uma da Idade Moderna. Escolhemos o nosso Gil Vicente e o seu Auto da Índia.
A roupagem escolhida foi contemporânea e o espectáculo foi apresentado em cima de dois colchões de ginásio, os nossos tapetes mágicos.
O resultado foi surpreendente e divertiu bastantes turmas que foram assistir.
Porém, o ano das vacas gordas acabou. Deixámos de ter uma sala própria e passámos a ter de partilhar uma sala bem mais pequena com o clube de Pintura. Fê-se o que se pôde mas à custa de condições adequadas de trabalho. Mais uma vez as disciplinas do curso de carpintaria nos ajudarm construindo umas escadas em madeira que muito úteis nos foram ao longo dos anos.
Susana Neves e Rita Luis
Susana Neves foi a nossa Madalena. Trabalhou cinco dias por semana para esta produção e o resultado valeu a pena. Apresentámos o espectáculo no claustro do convento de Nossa Senhora da Assunção, em Faro, em Maio de 1997. A turma de carpintaria fêz uma estrutura que representava o cíclo da vida, no qual a temporalidade de Madalena circulava até à sua morte.
Estiveram envolvidos cerca de 20 alunos num espectáculo que teve uma apresentação de 3 dias nos claustros do convento e no centro cultural de Lagos.
Inês Silva