Monday, November 20, 2006

Tapetes 4ever!


Podemos perguntar, como quem não quer a coisa, por que será que o Clube de Teatro já não tem um espaço próprio. O Tapete Mágico é a única actividade de enriquecimento curricular que se manteve activa com um trabalho rigoroso e sistemático desde 1995. Já tivemos sala própria e sala partilhada, mas no ano lectivo 2005/2006 ficámos sem espaço. Este ano, a sala gelada em que trabalhávamos foi recuperada. Pintada de novo, linólio no chão, paredes supérfluas deitadas abaixo. Agora que foi recuperada foi elevada a sala polivalente. E o Clube continua sem espaço próprio. Porquê? Será que não merece? Será que, em última instância o bom senso não consegue perceber a necessidade, essencial para o espírito criativo, de um espaço permanente onde se possa conceber um espectáculo, onde o corpo consiga falar e onde a voz se torne corpo?
Depois de mais de 20 produções, a maioria com textos originais, de milhares de horas que ultrapassaram todo e qualquer crédito dado pela escola, depois de todo o empenho, suor e amor que os cerca de 100 "tapetes" semearam, esta actividade não merecia um pouco mais de respeito?
O teatro pode nascer em qualquer sítio, mostrar-se em qualquer lugar. Mas precisa de condições para ser concebido e nascer. Senão arrisca-se a ser privado de existência, antes mesmo de nascer.
Teremos ainda direito a ter esperança?

4 comments:

Pedro Conceição said...

A encenadora que vive e transpira teatro... Quem tera sido o autor da foto?

AOliveira said...

A encenadora está prestes a desfalecer no fim do ensaio geral. A dar um sermão aos índios!

Xantipa said...

Beijinhos!
E volto a dar-te os parabéns pelo trabalho!
:)

AOliveira said...

obrigada!
Estava agora a ouvir a música grega do teu blog. E ontem vi akele filme com o Harrison Ford em que se está sp a ouvir a Grace Jones. Abro o teu blog e lá está a música. Haverá coincidências? Beijinhos!